domingo, 7 de março de 2010

Potência X Torque - Octanagem

Olá amigos,

Em muitas conversas de motociclistas surge a duvida entre Potencia e Torque, nessa postagem iremos abordar esse tema e exemplificar com algumas máquinas:

Potência = Velocidade (é a medida da capacidade do veículo de desenvolver velocidade)
Torque = Peso/Puxada (é a medida da capacidade que o veículo tem de desenvolver força)

Temos percebido que muitos de nós não têm claro o significado de algumas medidas características de um motor. Qual é a diferença entre potência e torque? Qual é a relação desses parâmetros com a performance da moto? Porque as motos custons têm potência mais baixa? Porque motos de uma mesma marca e com motores aparentemente iguais têm entre si têm tanta diferença de potência? Octanagem da gasolina, que bicho é esse? Bem, vamos optar por uma abordagem breve dessas questões, deixando de lado um maior rigor técnico.

Potência é a medida do trabalho realizado numa unidade de tempo. Ela é a medida da capacidade do veículo de desenvolver velocidade. Quanto maior a potência, maior é a capacidade de atingir maiores velocidades. O motor oferece maior potência à medida em que a rotação aumenta. A potência máxima está disponível na rotação máxima.


Torque corresponde à força de giro exercida em determinado braço de alavanca. Ele é a medida da capacidade que o veículo tem de desenvolver força. O torque máximo, ou máxima capacidade do veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa rotação inferior à máxima. É por isso que quando um veículo de carga passa de um trecho plano da estrada para um trecho de aclive a sua velocidade tende a diminuir. Isso ocorre porque o motor necessita de mais torque para aquela situação e o encontra numa rotação inferior à qual estava. Nessa situação, se a rotação do motor continuar caindo após ter passado pela rotação de torque máximo, o condutor do veículo deverá reduzir sua marcha sob pena do veículo parar. Manuais e catálogos de veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a rotação onde cada um deles ocorre.

Cilindrada significa tamanho de motor e é a medida do volume total dos cilindros em centímetros cúbicos. 1.000 cc equivale a 1 litro. Por exemplo, um motor de 500 cc com 2 cilindros significa que num cilindro, com seu pistão na posição mais baixa, cabe o conteúdo de um copo de 250 ml, quase o volume de uma latinha de cerveja, que contém 350 ml. 250 ml, ou 250 cc, multiplicados por 2 cilindros somam 500 cc.

Qual é a faixa de rotação mais apropriada?

Quando o motor trabalha próximo à rotação de torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de uso que normalmente confere maior durabilidade ao motor. ? O uso do motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer de forma habitual, compromete sua durabilidade. ? O uso do motor numa faixa muito baixa, por displicência com a troca de marchas, pode ter seu efeito melhor entendido se comparado à condução de uma bicicleta. Quando o ciclista enfrenta um trecho de aclive e ele não reduz a marcha, suas pernas passam a ser muito mais exigidas. O mesmo ocorre com o conjunto motor-embreagem-câmbio-relação/cardã.

Porque as motos custons têm baixa potência?

Isso ocorre por dois motivos. O primeiro motivo está relacionado ao estilo antigo dessas máquinas, que não utilizam motores de alta performance. O segundo motivo é que, para seus usuários, conforto é mais importante que alta velocidade. Uma viagem longa torna-se mais agradável com motor a uma rotação não tão alta. Nessa faixa de baixa rotação o motociclista tem que ter boas condições de retomar velocidade, fazer ultrapassagens e outras manobras. Para conseguir o torque máximo a uma rotação mais baixa, a configuração do motor não permite atingir a mesma potência oferecida por um motor em que o torque máximo ocorre em rotações maiores.

Exemplos:

V-ROD
POTÊNCIA MÁXIMA: 115 CV A 8500 RPM
TORQUE MÁXIMO: 10,1 KGFM A7000RPM
CÂMBIO: 5 MARCHAS
CAPAC. DO TANQUE: 15 LITROS
PESO (SECO): 270 KG

FATBOY
POTÊNCIA MÁXIMA: 73CV Á 4800RPM
TORQUE MÁXIMO: 12,8 KGFM A 2.750RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS
CAPACIDADE DO TANQUE: 18,9 LITROS
PESO Á SECO: 315KG

DYNA SUPER GLIDE
POTÊNCIA MÁXIMA 67CV A 5.400 RPM
TORQUE MÁXIMO 12,3 KGF.M A 3125 RPM
CÂMBIO: 6 MARCHAS , COM CRUISER DRIVE
CAPACIDADE DO TANQUE 19,3LITROS
PESO A SECO 295 KG

SPORTSTER 883 XL
POTÊNCIA MAXIMA: 51 CV A 6.000 RPM
TORQUE MAXIMO: 7,6 KGF.M A 3.500 RPM
CÂMBIO: 5 MARCHAS
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 12,5 LITROS
PESO: 255 KG

SHADOW 750
POTÊNCIA MÁXIMA: 45,8 CV A 5.500 RPM
TORQUE MÁXIMO: 6,42 KGF.M A 3.000 RPM
CÂMBIO: 5 MARCHAS
CAPAC. DO TANQUE: 14,3 LITROS
PESO (SECO): 239 KG

Qual é o significado de octanagem?
Octanagem é a capacidade do combustível, já na mistura ar-combustível, de ser muito pressionado sem entrar em combustão expontânea, isso antes da vela de ignição soltar sua centelha. Quando o pistão sobe, a pressão no cilindro aumenta muito. Se ocorrer auto-combustão com o pistão ainda subindo, ela diminuirá muito a performance do motor. Isso acontecendo, percebemos um barulho característico dessa auto-combustão, que os mais antigos denominam “motor batendo pino”. Motores com maior relação de compressão demandam combustível de maior octanagem. Relação de compressão é a razão entre o volume do cilindro com o pistão na sua posição mais baixa o volume com ele na sua posição mais alta. Uma relação 10:1 significa que um cilindro de 250 cc fica com apenas 25 cc quando seu pistão sobe por completo.

O que aumenta a vida de um motor?
 Trocas de óleo lubrificante* Motores são formados por peças móveis que têm atrito entre si e seu tempo de vida está relacionado à aualidade do lubrificante.
 Trocas de filtro de óleo* A qualidade do óleo lubrificante é afetada pelo estado do filtro de óleo).
 Trocas de filtro de ar* A absorção do ar da mistura ar-combustível não pode trazer resíduos de pó para o motor, que funcionam como abrasivo destruidor das peças móveis. Essa proteção é garantida pelo filtro de ar.
 Qualidade do combustível: Combustíveis adulterados podem danificar o motor. A garantia da origem do combustível é mais importante o que ele ser, ou não, aditivado.
 Trocas do filtro de combustível*: A qualidade do gasolina é afetada pelo estado do seu filtro.
 Qualidade do fluido de arrefecimento*: Radiadores servem para esfriar a água aditivada que circula pelo motor, limitando sua temperatura máxima. Uso do aditivo fora das especificações e ausência de limpeza das câmaras de circulação desse fluido comprometem a eficiência do sistema. Temperaturas acima da sua faixa normal dilatam as peças móveis e afetam a qualidade do óleo lubrificante, comprometendo a vida do motor.

Quais formas de utilização da moto comprometem vida do motor?

 Fortes acelerações e desacelerações;
 Super-aquecimento;
 Uso em estradas de terra;
 Falhas na manutenção preventiva*. - (*) segundo as especificações do fabricante.


Os Mustangs Moto Clube agradecem sua leitura.

Abraços,

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